Como aprender mais rápido de verdade!


Esqueça os métodos “ninjas”.

Tudo que você precisa é de si mesmo e disciplina.

Saia do lugar.

Busque novos conhecimentos.

Entenda aqui como aprender mais rápido!


Quem nunca buscou aprender algo com mais velocidade, certo?

É normal que busquemos formas de como aprender mais rápido.

Somos uma sociedade rápida, que quer tudo para ontem.

Se buscamos conhecimento, é para ontem; se queremos alguma coisa, é para ontem também.

Tudo precisa ser rápido.

Líquido.

No nosso tempo.

Quando eu comecei a escrever esse artigo, pensei comigo mesmo: como eu posso juntar todas as técnicas de aprendizado que já utilizo, sem parecer que quero vender essas técnicas para o meu público?

Fiquei pensando nisso por um tempo até chegar à solução: eu posso dar exemplos de como eu aplico essas técnicas, linkando com exemplos da vida real das pessoas.

Porém, não posso te prometer que elas darão certo para você.


Cansado de sempre fazer as coisas iguais? Leia nosso texto completo sobre como ser criativo!

Quer mudar a sua vida, o seu corpo e até a sua MENTE? Então você precisa ler isso aqui!


O meu objetivo não é te “vender uma técnica genial que vai fazer com que você aprenda 50% melhor do que todo mundo”.

Eu quero passar as minhas experiências para você, molda-las em um contexto que faça sentido para a sua vida e depois te perguntar: “e aí, deu certo? Como foi? Teve alguma evolução? ”

Agora, como aprender mais rápido é algo que envolve disciplina, já peço que você desligue o seu celular, respire fundo e esteja preparado para assimilar tudo que vou por aqui.

Em 10 minutos lendo esse texto você descobrirá quais técnicas me ajudaram a conseguir ler mais de 4 livros em um mesmo mês, ou como eu aprendi diversas técnicas de biohacking, as testei e comecei a praticar isso na minha vida.

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe lá embaixo nos comentários, ok?

Bora lá!


Você não vai achar formas de como aprender mais rápido, se não buscar por elas.

O cerne da vida é a curiosidade, então, antes mesmo de começar isso aqui, saiba disso!

Esse sentimento, por si só, pode ser o propulsor de momentos incríveis na sua vida.

É óbvio que ser uma pessoa curiosidade ajuda pessoas que buscam como aprender mais rápido. Os curiosos são inquietos, rápidos, e normalmente são o que buscam agilizar mais processos para aprender mais.

Analisa aqui comigo: se o homem não tivesse a curiosidade de saber se poderia levar a comida, lenha e pedra de uma forma mais fácil e ágil, será que ele teria inventado a roda?

A curiosidade precisa ser o sentimento pulsante na hora do aprendizado sobre qualquer coisa.

Então, se mantenha curioso sempre.  Procure respostas, faça perguntas e questione.

O primeiro passo para você entender como aprender mais rápido, é começar por justamente APRENDER.

E você não vai aprender algo, senão tiver a curiosidade de ir atrás dessa coisa.

Curiosidade é a palavra-chave de hoje. Ponto.


Preparando o terreno – Entenda a importância do seu corpo nesse processo.

Para que você visualize como aprender mais rápido, você precisa preparar o seu corpo para tal.

“O meu corpo? O que ele tem a ver com o meu aprendizado? ”

Eu diria que tudo!

Vamos repassar rapidamente 3 fases de preparação que sempre faço antes de tentar aprender qualquer coisa:

Comer leve importa! – Não adianta. É necessário comer direito. O seu cérebro e seu corpo funcionam melhor quando você come corretamente.

Não adianta querer focar sua atenção para aprender algo supercomplexo, com todo o sangue do seu corpo indo para o seu estômago fazer a digestão da feijoada de horas antes.

Se alimente bem, sempre de uma forma regrada e mantenha o seu corpo funcionando de uma forma saudável.

Coma leve! Isso vai te ajudar a focar com mais facilidade!

Dormir bem – Você quer acelerar o processo e entender como aprender mais rápido, certo?

Para isso o seu corpo precisa estar bem descansado.

Se com o seu cérebro funcionando plenamente já vai ser cansativo aprender algo mais rápido, imagine se você estiver fisicamente cansado.

Entenda quantas horas são determinantes para o seu sono.

Não estou falando para você dormir 12 horas por noite. Estou falando para você achar o número certo de horas e dormir esse número sempre.

Entender o seu corpo é essencial.

Como você vai utilizar sua mente, se nem compreende o que o seu corpo precisa para se manter firme?

Se exercitar – Tente gastar as suas energias e ansiedades dando uma corrida, treinando alguma luta ou indo à academia treinar outra coisa.

Você estará mais apto a aprender, ou realizar qualquer outra atividade que envolva um esforço mental maior, quando o seu corpo estiver relaxado.

E ele só estará mais relaxado, quando você o exercitá-lo. Não precisa frequentar a academia 2x por dia, todo o dia. O objetivo aqui não é fazer você virar um atleta, e sim manter uma constância mínima de exercícios para o seu corpo funcionar 100%!


Antes de entender como aprender mais rápido, aprenda a aprender.

  • Quais são as suas próximas metas de aprendizado para o ano de 2018?
  • Você já sabe quais livros quer ler?
  • Em qual parte das áreas, profissionais ou pessoais, você quer melhorar?
  • Sabe quais ações precisam ser feitas para focar corretamente na sua meta?
  • E antes de tudo, você TEM UMA META JÁ ESTRUTURADA?

Esse questionário pode parecer desnecessário, mas ele é o centro do seu planejamento de como aprender mais rápido.

Primeiro de tudo você precisa aprender a aprender algo.  Não adianta acelerar as suas ações, se você nem tem um planejamento de onde quer chegar, por que e como.

Para planejar direitinho será necessário que você trace algumas metas sólidas, e entenda aonde quer chegar. Se pergunte quais objetivos são os focais e quais são as áreas principais que você quer atacar.

Vou lançar um checklist (que serve inclusive para qualquer meta que você queira traçar na sua vida).

Se liga aqui:

  1. Trace o seu objetivo principal. Não importa que ele é grande ou parece inatingível. Apenas o coloque no papel.
  2. Comece a diminuir esse objetivo em pequenos pedaços. (Se o seu objetivo é se tornar um maior ciclista de mountain bike do mundo, e você não sabe andar de bicicleta, comece montando um plano de andar com rodinhas. É por aí. A ideia é olhar objetivos menores levando para maiores.)
  3. Defina uma meta para aprender cada um desses pequenos pedaços. Faça um cronograma de ação aonde cada dia você dá um passo em direção ao seu objetivo.
  4. Agora (a melhor parte), você pode acelerar esse cronograma. E abaixo eu vou te dizer quais são as técnicas que eu uso, e como aprender mais rápido já me fez acelerar o alcance de diversas metas na minha vida profissional e pessoal.

As 3 técnicas de como aprender mais rápido, que eu uso diariamente.

  • Criação do ambiente certo e propício ao seu aprendizado:

Não adianta você se forçar, como aprender mais rápido demanda 100% do seu foco, um ambiente propício pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Entenda se você funciona melhor em um ambiente com total silêncio, ou com música. Se prefere um ambiente com muita iluminação, ou um pouco menos iluminado.

Criar o ambiente perfeito é montar uma estrutura que seja propícia para você aprender melhor.

Quando eu vou ler, por exemplo, tento sempre me manter em uma posição que seja um pouco desconfortável. Dessa forma, eu consigo prestar mais atenção no livro, e não cair no risco de querer adormecer.

Quando for criar o seu ambiente de estudo, fique confortável, mas nem tanto. O objetivo é que você aprenda, não que relaxe e sinta sono.

  • Utilizar a técnica correta de estudo, para o tipo correto de estudo:

Muitas pessoas tentam estudar de uma forma única. Eu discordo disso. Acredito que cada tipo de estudo exija uma técnica específica. Por exemplo: se você for estudar para um concurso, pode utilizar de técnicas mnemônicas.

Se for estudar um livro que seja menos técnico, e mais prático, pode apensar desenvolver algumas anotações em um caderninho e depois revê-las.

Caso queira aprender algo mais prático (como a montar um site ou consertar um carro) talvez seja mais necessário que você misture aprendizados teóricos, com práticos.

Por isso, não existe uma forma única de estudo, existem várias. Você precisa entender como aprender mais rápido utilizando a técnica mais propícia para o seu tipo de objetivo.

Para acelerar o seu aprendizado você precisará achar a técnica que funciona melhor com você. Tente 3: totalmente teórica com anotações, totalmente prática com demonstrações, mix das duas.

Teste-as mensurando qual te entregou um melhor resultado em menos tempo.

  • Faça um mapa de estudo, e só siga para o próximo módulo quando o anterior tiver sido 100% assimilado:

Acelerar o aprendizado não é fácil, mas seguindo a regra de criação do ambiente certo e a busca pela técnica de estudo que funcione melhor para você, os resultados virão.

A minha última dica de como aprender mais rápido trata do seu mapa de estudo e certificação que você REALMENTE está aprendendo.

Sabe, não adianta você ler tudo com pressa achando que está acelerando o processo perfeitamente, e no final está se auto sabotando e não assimilando nada do que foi aprendido.

Para evitar isso, eu tenho uma técnica de certificação que sempre uso depois de aprender algo.

Depois de ler um livro todo, por exemplo, eu sento e anoto tudo que aprendi sobre o livro, ressaltando os pontos mais importantes.

Dessa forma eu consigo ver, na prática, o que eu realmente sei e o que eu achava que tinha aprendido, mas não tinha fixado ainda.

É legal fazer essa ação DURANTE o seu aprendizado, e só passar o próximo módulo de estudo quando tiver tudo bem entendido no seu planejamento.


Conclusão: Pronto para buscas as suas próprias formas de como aprender mais rápido?

E aí, ficou alguma dúvida em relação a acelerar o seu aprendizado? Se tiver qualquer sugestão ou dúvida, deixe seu comentário abaixo!

Leave a comment